OS NOSSOS SERVIÇOS

A AFM presta serviços integrados de operação e manutenção em Angola, oferecendo uma ampla gama de serviços de qualidade, de acordo com as melhores práticas internacionais da indústria.

A prestação de serviços pela AFM é assegurada de forma integrada, cobrindo uma extensa diversidade de linhas de serviços, segundo uma lógica de interlocutor único – “One Stop Shop”.

Esta abordagem de “One Stop Shop” vincula a AFM aos Clientes, permitindo abranger um número praticamente ilimitado de trabalhos standard organizados sob uma estrutura predefinida de mais de 50 linhas de serviço que permitirá integrar as necessidades emergentes dos Clientes, incorporando obras sob a forma de novas linhas de serviço ou serviços pontuais.

A entrega de serviços abrangentes e flexíveis, cobrindo linhas de serviço padrão, novas linhas de serviço e serviços pontuais, é realizada sob uma abordagem de “ponto único de contacto”.

A AFM terá a máxima abertura para discutir e rever conjuntamente protocolos de comunicação e processos de tomada de decisão, auxiliando totalmente os Clientes com necessidades emergentes. Os processos de tomada de decisão entre as partes incluem fluxos de trabalho de aprovação, projectados e acordados, quando necessário, personalizados com os requisitos do Cliente.

Gestão e consultoria

O nosso portfólio de ofertas de gestão e consultoria abrange a fase de construção e operação de edifícios, bem como a fase de gestão de instalações.

A lista padrão de linhas de serviço para gestão e consultoria inclui:

Gestão e supervisão
Consultoria
Conformidade com obrigações regulamentares
Commissioning
Controle da qualidade
Metrologia
Equipa de intervenção de primeiro nível
Equipa de resposta rápida especializada
Tecnologia da informação
Gestão de arquivos e biblioteca
Transporte e mudanças
Gestão de locais para exploração

Instalações energizadas

A AFM fornece serviços de conservação e gestão de energia alinhados com a norma ISO 50.001, realizando melhorias reais e duradouras em instalações e operações, que contribuem para optimizar e reduzir o consumo de energia.
Os sistemas que impactam principalmente a conservação e gestão de energia incluem:

Sistemas Elétricos (sistema de ligação à terra e potência)
trabalho em rede
Geradores e diesel
Abastecimento de água, esgoto e resíduos sólidos
Gás combustível e outros especiais
Jardinagem e tratamento de plantas
O nosso método de rastreabilidade de eficiência energética abrange a concepção e implementação de acções, definição e orçamento de medidas, e incorpora um feedback (loop) em busca de uma melhoria contínua.

Recomendações dos fabricantes

As regras subjacentes aos serviços de gestão de edifícios incluem a aderência às recomendações e diretrizes dos fabricantes do equipamento original.

As recomendações e diretrizes dos fabricantes de equipamentos, juntamente com o envolvimento de consultores especialistas e principais subcontratados especializados, são as unidades críticas para projetar e implementar rotinas consistentes de operações e manutenção.

Estas recomendações devem estar sujeitas à personalização, em relação aos interesses relevantes das partes interessadas, padrões de ocupação de edifícios, estado dos sistemas e equipamentos.

Esta abordagem mista de recursos standard e personalizados contribuirá para aumentar a disponibilidade de equipamentos e reduzir os custos totais.

Hard services

O portfólio de hard-services e serviços técnicos abrange a operação e manutenção de sistemas e equipamentos de construção.

Principais linhas de serviço qualificadas como hard-services:

Elevadores
HVAC
Mecânico e hidráulico
Geradores
BMS
Equipamento eléctrico
UPS
Ligação à terra e rede elétrica
CCTV
Detecção e alarme de incêndio
Extinção de incêndio
Segurança contra intrusão e controle de acesso
Construção civil

Soft services

O portfólio de soft-services abrange a entrega de uma ampla gama de serviços, respondendo às necessidades dos proprietários, ocupantes e visitantes.

Principais linhas de serviço qualificadas como soft-services:

Catering
Limpeza e controle de pragas
Jardinagem, paisagismo e plantas
Recepção (e portarias)
Serviços de secretariado
Gestão de ginásios
Gestão de eventos
Gestão de correio e salas de distribuição
Segurança
Serviços de impressão
Serviços de papelaria
Gestão de estacionamento
Health club e piscina

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Apoio técnico

O apoio técnico fornece apoio directo (on-line e por telefone) às partes interessadas, fornecendo feedback sobre o estado e acompanhando de tickets.

A AFM fornece gestão de serviços de utilidade pública, respondendo às necessidades actuais e aos desafios emergentes, que incluem eficiência energética, aumento dos custos relativos a responsabilidade social e regulamentação cada vez mais rigorosa.

O que nos torna únicos

A dedicação ao projecto, o know-how e o elevado nível de competência, permitem à AFM o posicionamento distinto no mercado, apresentando ao Cliente soluções customizadas e optimizadas.

A preocupação na selecção de colaboradores qualificados e experientes e a formação contínua, contribuem para o sucesso dos serviços prestados pela AFM ao Cliente.

Presentemente, a AFM conta com mais de 200 colaboradores distribuídos por operações e serviços de backoffice.

No âmbito do sistema de gestão de Segurança, Saúde e Meio Ambiente e dos respectivos compromissos e objectivos assumidos pela AFM, durante 2019 foram executados os planos de formação de colaboradores e a realização de testes para triagem e controle de substâncias proibidas.

Em 2019, a AFM realizou internamente 25 sessões de formação específicas sobre segurança no trabalho, nomeadamente, formações por sector de actividade, formação que abrange conceitos mais gerais e sessões periódicas de actualização, garantindo a formação a um total de 170 formados. A AFM igualmente realizou sessões de formação diárias com uma média de 155 sessões por mês, registando um número significativo de 31.636 participações nessas sessões.

Graças à força de trabalho qualificado da AFM, é possível oferecer uma relação próxima com os Clientes e garantir uma excelente coordenação e supervisão de todos os serviços de gestão, operação e manutenção.

Segurança

A segurança no trabalho é um valor fundamental para a AFM.

A AFM está comprometida com as melhores práticas de HSE da indústria aplicáveis a todas as suas operações e recursos, quer directamente empregados pela AFM que por subcontratados.

O AFM tem mais de 6 milhões de horas de trabalho sem acidentes. Como resultado do esforço contínuo no desenvolvimento e implementação da sua política de HSE, a AFM orgulha-se de ter alcançado excelentes resultados de segurança e de até agora nunca ter registado nenhuma LTI na sua actividade.

Actualmente, a AFM acumula décadas de experiência profissional, contratando colaboradores altamente experientes. É dada atenção especial à formação e ao ambiente dos recursos humanos dos subcontratados. As iniciativas de formação em sala e no local de trabalho consomem cerca de 20% do tempo disponível.

Em 2019, a AFM realizou 25 sessões internas de formação específicas sobre segurança no trabalho, nomeadamente, formação em segurança no trabalho por sector de actividade, formação que abrange conceitos mais gerais e sessões periódicas de actualização, garantindo um total de 170 formandos.

Em relação à triagem e controle de substâncias proibidas, todos os funcionários da AFM têm a obrigação de cumprir estrita e totalmente as políticas da AFM sobre o consumo de álcool e drogas, bem como a legislação em vigor sobre este assunto no cumprimento das suas funções.

Em conformidade com a Política de Álcool e Drogas, a AFM garantiu, de maneira programada e aleatória, que todos os seus funcionários realizassem cerca de 2.100 testes, com uma média mensal de 175 testes ao longo de 2019.

A experiência adquirida através das operações da AFM e dos nossos colaboradores altamente experientes, aliada a uma cultura de partilha de conhecimento e aprimorada pelas ferramentas de gestão apropriadas, garantem o desenvolvimento contínuo das nossas capacidades num ambiente seguro.